Foto obtida como captura do Amazon Prime, personagens propriedade da Toei Company
1. Resenha
O jovem ninja Toha Yamashi está em uma sessão de treino com seu pai adotivo e mestre ninja Tetsuzan, em que apanha com direito a ser jogado contra a parede do dojo. A luta é assistida pelos filhos de sangue de Tetsuzan, Kei e Manabu, que adoram ver o irmão apanhando.
No meio da briga, o mestre Tetsuzan joga uma estrela ninja na direção de Toha para atingir um espião corvo da Família de Feiticeiros. Mesmo ferido, o emissário informa ao líder Dokusai que a única ameaça para se apossarem da inscrição era Tetsuzan e seus filhos eram crianças apenas. Dokusai fala que o Império Ninja sabe que a metade da inscrição está com Tetsuzan e logo muitos ninjas do mundo tentarão se apossar dela.
No meio tempo, o pote em uma das estantes dos Yamashi começa a brilhar. Tetsuzan conta-lhes uma história: há dois mil anos, uma cápsula do tempo chamada Pako caiu na Terra. Foi vista pelos locais como um tesouro e guardada pela realeza do Japão, que entregou a tarefa de protegê-la aos Shinobi, ninjas da época. Foi criado um mapa gravado em um tablete, contendo sua localização, sendo o ninja Tetsuzan o trigésimo quarto da geração de Togakure a cumprir o dever de proteção a Pako, passado entre as gerações.
Tetsuzan ouve um som e sabe que é Dokusai vindo atacá-lo. Ele esconde Kei e Manabu e fica com Toha para lutarem. Dokusai surge com sua filha Benikiba e de seu capanga (ou genro) Retsuga. Na luta entre Dokusai e Tetsuzan, um corvo ataca o mestre e Kei sai do esconderijo para ajudá-lo. Dokusai aproveita, fere o mestre ninja e captura Kei, com Toha ainda caindo dos céus ao tentar salvá-la.
Cuidando do ferimento e vendo-se impossibilitado de salvar Kei, Tetsuzan desoculta uma armadura vermelha de seu sótão e diz a Toha que ele deve usar esse traje e apresentar-se como Jiraya para salvar Kei. Toha vai até o ponto de encontro, uma estação de bondes e Retsuga está com Kei pendurada na parte debaixo do veículo.
O Feiticeiro diz que matará a moça se Toha não entregar a metade da inscrição pertencente aos Yamashi. Toha diz que Retsuga pode matá-la, que ela é muito chata e que só entrega a inscrição se baixar sua irmã em segurança, ameaçando destruir o objeto. Retsuga cede e baixa a moça em segurança. Toha lhe entrega a inscrição, mas antes que o vilão pudesse se apossar da outra metade, esta é tomada por Barão Owl, que logo a devolve dizendo ser uma imitação (havia uma caretinha em vez das indicações).
No chão, Kei reclama com Toha pelas coisas que ele disse e ele responde que foi uma tática. Toha transforma-se em Jiraya e enfrenta Retsuga que manipula sua percepção por meio da estrela em sua cabeça, fazendo Toha crer que está sendo queimado. Após perceber que é uma miragem, Jiraya usa sua espada olímpica, destruindo a arma de Retsuga, que foge.
Em seguida, Toha é atraído por Barão Owl, com quem troca uns golpes de espada e este lhe pergunta de seu pai e diz que percebeu ser um dos Togakure. Com isso, Toha percebe que sua batalha contra os feiticeiros e o Império Ninja está só começando.
Foto obtida como captura do Amazon Prime, personagens propriedade da Toei Company.
2. Comentários
A trama do episódio introduz bem o conflito, mostrando os lados na guerra pelo controle de Pako, o Tesouro do Século, além da menção ao Império dos Ninjas, uma organização dos Ninjas de todo o mundo e mostra que a Família de Feiticeiros está disposta a usar de qualquer meio escuso para por as mãos em Pako.
O episódio é um tenso com o rapto da Kei e sua negociação entre Jiraya e Retsuga, sendo o ponto alto, com Toha fingindo não importar-se com a irmã e comprando o blefe do Feiticeiro.
Um ponto que é interessante abordar é o intenso uso de manobras enganosas de ambos os clãs que lutam por Pako. Nos tokus em geral, em alguns episódios os heróis enganam inimigos ou forçam uma ação por parte deles que lhes é favorável. Esse elemento é uma constante em Jiraya. Todos os lados usam disfarces ou esquemas para emboscar seus inimigos, com alguns dos esquemas dos heróis falhando em algumas ocasiões, eis que a Família de Feiticeiros é ardilosa ao extremo e muitas vezes percebe o uso de ardis de Toha e seus aliados, fazendo os heróis correrem atrás do prejuízo.
O episódio foca-se bastante na relação entre a família dos Yamashi, com eles treinando e Toha muitas vezes sentindo-se que é colocado para fazer mais tarefas que os irmãos e que seu pai, Tetsuzan os privilegia por ele ser adotado, sofrendo quase uma tortura nos treinos, como ele mesmo reclama.
É legal ver também tanto o dojo quanto a casa dos Yamashi. Acredito que é o primeiro Metal Hero a morar em uma casa e não em uma nave ou fortaleza. Se bem que a casa dos Yamashi contém vários compartimentos secretos, como o da armadura e até armadilhas.
Em vários momentos, Toha é tratado com mais seriedade, não por ser adotado, mas por ser o mais velho e futuro protetor de Pako e herdeiro do legado de Jiraya e dos Togakure, o que exige dele uma seriedade e comprometimento que o herói ainda não possui, mas adquire ao longo da série. E também é interessante ver como no decorrer da série Toha vai perdendo essa cisma de ser adotado e reclamar de tarefas, como fazer a comida dos irmãos, muitas vezes ajudando-os e tratando-os muito bem, como no episódio 22, “A Dimensão da Amizade”, em que faz vários bicos para comprar um vestido para Kei ir a uma festa, atitude impensável para o Toha do piloto.
Mesmo assim, no episódio 1 já vemos mostras do caráter de Toha, que arrisca-se para salvar a “irmã chata” Kei e não hesita em “lutar pelo seu velho”.
O conflito entre os Yamashi e os Feiticeiros é bem exposto logo no início do episódio, com as razões explicadas mais pra frente, assim como se faz menção aos ninjas do Império, com o primeiro a aparecer sendo o Barão Owl.
Foto obtida como captura do Amazon Prime, personagens propriedade da Toei Company.
3. Considerações
Um ótimo episódio inicial delineando tanto o conflito entre as famílias pela posse de Pako, o tesouro do século, quanto também a dinâmica interna da família Yamashi, mostrando em que estado Toha se encontra e as suas nuances como herói, assim com um dos integrantes dos Império Ninja, Barão Owl.
Nota,: 8,5