Foto obtida como captura do Amazon Prime, personagens propriedade da Toei Company.
1. Resenha
O profeta Edin conta a seu pupilo Jaspion sobre o ressurgimento do demônio da Via Láctea, Satan Goss, entregando-lhe a armadura Metal Tec e a nave espacial Daileon, para que ele impeça seus planos maléficos. Jaspion leva as afirmações de Edin na brincadeira, dizendo que Satan Goss é uma lenda e não existe. O herói quase vai ao chão (literalmente), quando o gigante aparece na sua frente de seu mestre.
O herói e a androide Anri, assistente programada por Edin pára ajudá-lo, dirigem-se ao planeta Birdia, onde são atacados por uma gangue encapuzada e salvos pelo animal espacial Miya, de quem separam-se em seguida. Jaspion chega a um abismo e seus inimigos fogem. O herói começa a debochar, achando que estão com medo dele, mas não vê que atrás os monstros Marigoss e Haneda surgiram atrás deles. O monstro Haneda o pega e leva-o para voar bem alto, soltando-o, mas Jaspion consegue aterrissar sem maiores ferimentos.
Continuando a fugir, a dupla acaba encurralada no meio do deserto por uma gangue de seres locais que já os haviam atacado, mas os levam para uma armadilha com jaulas que se ativam quando pisam nelas. Com eles presos, a gangue arremessa várias lanças na jaula em que está Jaspion, fazendo a jaula explodir. Qual não é a surpresa deles ao ver que o herói está intacto, trajando sua armadura e os ataca.
Após salvarem-se, a dupla vai até um bar na única cidade do planeta, onde reencontram e salvam a Miya, que era torturada para diversão dos presentes e enfrenta um monstro muito parecido com Jabba, the Hutt, com o herói jogando uma bandeja no vilão, mandando-lhe um beijo e fazendo o sinal de paz com os dedos.
Com os monstros gigantes ressuscitados por Satan Goss atacando a cidade e matando a todos, Jaspion ataca-os com seus veículos e, por fim, usa de sua nave Dalieon que torna-se o Gigante Guerreiro, destruindo os monstros gigantes. Com a ameaça derrotada, apesar de Anri reclamar muito, Jaspion decide levar Miya consigo em suas aventuras.
Foto obtida como captura do Amazon Prime, personagens propriedade da Toei Company.
2. Comentários
No início do seriado há forte carga de comédia, com Jaspion agindo como uma criança grande, não levando os deveres a sério, recebendo informações como se fossem piadas ou brincando com a Anri, como se fossem dois irmãos que nunca param de brigar, mas se amam, ou outras bobeiras, como Jaspion pedindo uma bebida que um dos alienígenas no bar de Birdia está consumindo e detesta, chegando a cuspir o que tomou.
No primeiro episódio, temos cenas como o Jaspion tomando uma belíssima duma flechada nos fundilhos e correndo, retirando-a sem que perder uma mísera gota de sangue. Também temos a briga no bar de Birdia, em que Jaspion, além de salvar Miya, tira uma bela onda com a cara dos vilões.
Além do tom de comédia, temos a presença de uma aventura leve, com alguns momentos de maior tensão, como a primeira transformação do Jaspion ou a destruição da cidade pelos monstros Haneda e Marigoss.
O cenário do planeta Birdia é bem construído, levando-se em conta os padrões da época, mostrando uma sociedade mista de várias culturas que transitam no planeta, como se ele fosse uma espécie de porto espacial, lembrando muito Guerra nas Estrelas.
As lutas do episódio são muito bem filmadas, com mais lutas sendo travadas pelo ator Hikaru Kurosaki, em especial salvando Miya, misturando ação e humor. Já a luta do Daileon contra os dois monstros gigantes Marigoss e Haneda é bem dinâmica, mostrando a mobilidade do Daileon, o mais móvel dos robôs gigantes, o que nos acostumou mal quando comparamos com outros, como o Defe Robo Formation do Spielvan, e ainda executou sua marca registrada, o Golpe Daileon.
Nesse episódio tocam algumas músicas de fundo, chamadas de BGMs (Background musics) muito boas, como a que surge quando Jaspion pilota o Gaibin Jet ou o Daileon, música essa que ficou mais associada a momentos de tensão, durante a série, sendo o tema de Daileon o vocal cantado pelo inigualável Akira Kushida.
Foto obtida como captura do Amazon Prime, personagens propriedade da Toei Company.
3. Considerações:
É um bom começo para o seriado, apesar do tom de comédia as vezes excessiva que foi sendo abandonado aos poucos, assim como o tom de aventura espacial que dura apenas até o terceiro episódio.
No episódio fica clara a ameaça que é Satan Goss e as consequências da possível falha do herói, com os monstros destruindo toda a cidade e matando tosos os habitantes.
Também nos é apresentada a capacidade de combate da Nave Dalieon em seu modo guerreiro contra dois monstros ao mesmo tempo.
Nota 7,5