1. Introdução sobre Tokusatsu
2. Tripé do Tokusatsu
2.1. Ficção Científica
2.2. Ação
2.3. Suspense
2.3.1. Uma pitada de terror
4 – Proposta da seção “Tripé”
1 . Introdução sobre Tokusatsu
Olá, aqui é JV Santiago e estamos de volta para falarmos de Tokusatsu e o que chamo de Tripé Tokusatsu.
Primeiramente, como já falado em detalhes no artigo inicial, tokusatsu significa série com efeitos especiais e refere-se a um grupo de produções asiáticas (com especial popularidade no Japão) e algumas dos Estados Unidos, para os que consideram o seriado Power Rangers como Tokusatsu.
Esse tipo de série costuma tratar de heróis solitários ou grupos de heróis, que protegem o planeta (ou o Japão ou sua cidade natal) de forças de fora da Terra ou sobrenaturais.
2. Tripé Tokusatsu
Os seriados de Tokusatsu costumam mostrar uma invasão sobrenatural impedida pelos protagonistas, realizada por uma força que pode ser alienígena, na maioria dos casos, ou da própria Terra, que utiliza-se de tecnologia mais avançada que nosso padrão.
Além do elemento de invasão, parte do gênero da ficção científica, o Tokusatsu é marcado pela ação, alto emprego de suspense e até algumas doses de terror.
Agora vamos falar de como o Tokusatsu usa cada um desses gêneros:
2.1 Ficção científica
A ficção científica é o pilar do Tokusatsu mais característico, junto com a ação.
A ficção científica, segundo a Wikipedia:, é o gênero que tipicamente lida com conceitos imaginativos e futuristas, como ciência e tecnologia avançadas, viagem no tempo, universos paralelos, mundos fictícios, exploração espacial e vida extraterrestre.
Alguns destes conceitos são recorrentes nos tokusatsus, seja porque a maioria das forças inimigas pertence a uma raça extraterrestre ou os próprios heróis são alienígenas, ou a tecnologia avançada cria os arsenais com que os heróis combatem seus inimigos.
Os temas de ficção científica que mais se repetem nos tokusatsus são a alta tecnologia, a vida extraterrestre e mundos fictícios, havendo também diversas situações que envolvem viagens no tempo. Assim, vamos abordá-los um a um:
https://en.wikipedia.org/wiki/Science_fiction
a) Alta tecnologia
Seja nos trajes (colantes ou proteções metálicas), armas (pistolas e espadas laser), naves espaciais que podem transformar-se em grandes armas ou robôs de combate, a tecnologia exerce forte papel nas histórias. Em mais de uma ocasião, o herói precisa obter ou criar uma tecnologia nova para vencer a ameaça que se apresenta no episódio.
Mesmo em Tokusatsus que se passam na época medieval, a tecnologia exerce papel fundamental, vide o seriado Lion Man, em que sua transformação ocorre com o uso de um foguete voador.
B) Vida extraterrestre e mundos fictícios
A maioria das séries trata da invasão de seres extraterrestres ou outras espécies não naturais da Terra (por exemplo, o Império Subterrâneo Tube de Maskman). A natureza dos protagonistas também pode ter relação com a ficção científica, havendo membros de raças alienígenas, terrestres criados por alienígenas ou até seres fruto de uniões entre humanos e extraterrestres, como Gavan, o primeiro da trilogia dos Detetives Espaciais, cuja mãe era humana, mas seu pai, Boiser, era um policial do espaço ou os Flashman, crianças terrestres raptadas que foram criados no Planeta Flash e em seus satélites.
Captura do canal do Youtube Tokusatsu TV. Personagens pertencentes à Toei Company.
c) Viagem no tempo
Algumas das tramas dos seriados envolvem viagem no tempo. Em Flashman, o cientista Tokimura, que a equipe suspeitava ser pai de um dos integrantes, constrói uma máquina do tempo para descobrir a verdade sobre o rapto de seu filho por Caçadores Espaciais, sendo vital na descoberta da origem da Yellow Flash, Sara, que no final descobre ser a filha do cientista. Ele achava que a criança raptada era um menino, mas depois, sua esposa se lembra que era uma menina e ela estava certa.
Já no seriado Cybercops, o protagonista Shinya Takeda, Júpiter, descobre que veio de um futuro longínquo e que seu ex-companheiro Lúcifer o caça por achar que ele matou todo os membros de sua equipe. Porém, o assassino era o segundo em comando (e verdadeiro líder) dos vilões Siliconióides, Barão Kageyama.
2.2 Ação
O gênero da ação, segundo a Wikipédia, “geralmente envolve uma história de protagonistas do bem contra antagonistas do mal, que resolvem suas disputas com o uso de força física, neles o bem sempre prevalece sobre o mal. Os filmes de ação são comuns de se misturarem com os gêneros policiais e crimes, westerns e guerra, entre outros.[1]“
Na ação, o Tokusatsu se destaca pelos combates, em especial, a partir dos anos 80 e 90, com a consolidação da JAC (Japan Action Club), tornando as lutas muito mais intensas e emocionantes, sejam as realizadas com os protagonistas em roupas normais, ou trajes protetivos. Na maioria dos seriados, os atores que interpretavam os personagens principais e os dublês de trajes eram treinados pela JAC, o que permitia grande plasticidade e beleza nas lutas.
As lutas, com os efeitos especiais e trucagens como trampolins, permitiam aos heróis realizarem saltos aparentemente de longas distâncias em direção dos inimigos ou fazerem piruetas, após serem atingidos por explosões. As lutas tiveram grande melhora em relação a décadas anteriores, pelo maior uso de artes marciais e lutas em proximidade com espada e acrobacias e havia nelas muita violência, com heróis não raramente feridos e sangrando.
Algumas das lutas de grande destaque e carga emocional dos seriados são Jaspion Vs. McGaren, no penúltimo episódio, uma luta longa que Jaspion venceu por muito pouco. Outra luta emblemática é a de Jiban e Madogarbo em que ela está transformada em uma versão do herói que consegue controlar até seus veículos e usa-os para atacar seu dono ou o episódio “Labirinto Infernal” de Spielvan, onde o herói está preso em um pesadelo no qual não consegue transformar-se, precisando lutar contra ameaças que não param de surgir.
Captura do Amazon Prime Video. Personagens pertencentes à Toei Company.
2.3 Suspense
De acordo com a Wikipedia, o suspense, ou thriller, é o gênero que “(…) usa o suspense, tensão e excitação como principais elementos do gênero. Tanto o ato de esconder informações importantes do leitor/espectador como cenas de perseguições são características comuns em todos os subgêneros de thrillers, embora cada gênero tenha características próprias. Outra grande característica do thriller são os clímax criados para prender os leitores/telespectadores. Esses momentos ocorrem geralmente quando o personagem principal é colocado em uma situação ameaçadora, misteriosa, em uma fuga ou uma perigosa missão da qual parece impossível escapar. A sua própria vida é ameaçada, geralmente porque o personagem principal é inocente ou inconscientemente está envolvido na trama. “
O suspense, apesar de ter presença menos marcante em Tokusatsus que a FC ou a ação, também faz parte do gênero, em especial, nos seriados dos anos 70 a 90.
Até mesmo nos seriados mais famosos como Jaspion e Changeman, vemos diversos episódios com carga alta de suspense, como no caso de Jaspion, o episódio “Inimigo Imortal”.
Neste episódio, Jaspion descobre fotos de seus pais em uma montanha. Segundo o computador da nave Daileon, as fotos são recentes, porém, os dois estão mortos há anos.
Todo esse mistério é parte de uma cilada armada por Zampa, um dos Quadridemos. Ele não só odeia Jaspion, como odeia os pais do herói.
Atraindo Jaspion para um local sob a mira de um míssel, Zampa quase o mata. O herói é salvo pelo Pássaro Dourado e curado pelos seus pais em uma aparição do além. Enquanto curam Jaspion, explicam o motivo do ódio do inimigo: Zampa, na verdade um ciborgue, comandava caçadas a animais marcadas por requintes de crueldade e o pai de Jaspion, ao tentar impedí-los foi gravemente ferido.
O governo federal galáctico (governo de Ginga, na série), aproveitando da agressão usou de extrema força para acabar com o império de Zampa. O ciborgue culpa o pai de Jaspion, achando que ele foi o mandante da retaliação, odiando-os mesmo depois de mortos.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Suspense
Captura do canal do Youtube Tokusatsu TV. Personagens pertencentes à Toei Company.
No início da batalha, Jaspion ataca com toda a fúria e acerta Zampa em cheio com tiros de sua pistola. Em vez de destruir o inimigo, o ataque consegue apenas despertar sua forma ciborgue.
Parecendo um Exterminador, com cada passo acompanhado de um assustador som metálico, Zampa consegue superioridade na luta: os ataques de Jaspion não lhe causam efeito algum e ele torna-se capaz de disparar raios laser dos olhos. Além de resistir a todos os golpes do herói, Zampa em sua forma andróide repete a frase: “um garoto nao pode me derrubar”.
Convocando sua moto, Jaspion reverte os rumos da batalha, cortando fora um dos braços de Zampa, parecendo que vai vencê-lo. Mas só piora a situação. O braço amputado ganha vida e estrangula o herói, com Zampa retornando ao ataque total.
Após sofrer vários ataques, Jaspion deduz que o ponto fraco do inimigo são os olhos, atingindo-os com tiros e acaba com o inimigo com a espada Cosmic laser.
Em várias séries de toku há momentos muito tensos e de carga dramática aflorada, seja pelas lutas ou perigo extremo a que os heróis encontram-se submetidos na situação.
2.3.1. Uma pitada de terror
Apesar de estar fora do tripé, o terror destaca-se em tokusatsus.
Sim, tokus são direcionados ao público infantil, com histórias fantasiosas, mas em especial nos anos 70, como os efeitos especiais eram mais primitivos e não se evidenciava tanto a violência dos acontecimentos, ocorriam algumas mortes e situações bem macabras.
O interessante é que como o Tokusatsu é um gênero filmado com orçamento nitidamente baixo, havia muita criatividade envolvida, jogos de luzes e sombra, musicas e outros elementos de clima. Um exemplo é a transformação do vilão Neroz do seriado Metalder do humano Makoto Dolbara para sua forma monstruosa, era assustadora, pela música tocada, que era bem fúnebre e com duração longa, mostrando cada estágio do surgimento da versão monstro do vilão.
Pretendo inclusive abordar o gênero terror de forma mais específica em outras postagens.
3. Proposta da seção Tripé Toku
A ideia do blog é analisar obras dos gêneros que se encaixem no tripé, em especial as que abordem um ou mais desses gêneros.
Serão analisados seriados tokusatsu, filmes e outros produtos de mídia como séries, livros e jogos.
Mas fica a pergunta, sob quis aspectos a obra será analisada? Para descobrir isso, leia o artigo dos parâmetros, ou sobre o porque sou fã dos seriados oitentistas.