INÍCIO     LIVROS     BLOG    AUTOR

Jaspion X Sharivan - Parte 1

Captura dos sites Wikipedia e Play Pus (Record TV) Personagens criados pela Toei Co.

1. Comparação geral

O seriado Jaspion foi um fenômeno de sucesso no Brasil na década de 80, fazendo parte da cultura da geração que cresceu nessa época e até usado como sinônimo para referirem-se a orientais.

Mas será que, apesar de uma das mais famosas, junto com Changeman, foi a melhor série do gênero Metal Hero a ser exibida no Brasil?

A série que hoje competirá com o Jaspion é seu similar menos famoso, exibida na Rede Bandeirantes, junto com outras como Machine Man, Goggle 5 e Metalder.

Exato. Estou falando dele mesmo, nosso queridíssimo “Jaspion Vermelho”, Sharivan.

 

 

2. Visão Geral- Jaspion Vermelho ou Sharivan prateado?

Jaspion

 

A série Jaspion trata de  um rapaz órfão adotado pelo profeta Edin que, prevendo a ascensão de Satan Goss, o demônio do universo, confere ao jovem equipamentos e armadura para combater esse mal.

Dentre os equipamentos, o mais marcante é o robô (e parceiro) Daileon, que o herói usava para destruir os monstros que Satan Goss enfurecia.

Jaspion também conta com uma assistente e grande amiga, a andróide Anri, que, de início, muito robotizada, vai se tornado cada vez mais parceira do herói.

Após vários combates contra os monstros e contra o próprio Satan Goss e seu filho e segundo em comando, Macagren, Jaspion descobre o que o monstro tanto teme: o pássaro dourado, que segundo as lendas teria o poder de destruí-lo.

Em sua infância, os pais de Jaspion colocaram-se no caminho do andróide e traficante de animais Zampa, que guarda extremo ódio contra o guerreiro e quase o vence em uma das mais emocionantes lutas da série, em que Jaspion se vê quase indefeso contra um inimigo que simplesmente não consegue destruir, por mais intensos que sejam seus ataques.

Pouco depois da  metade da série, Jaspion, consegue matar MacGaren em um combate ferrenho, com direito a amputação de um de seus braços. Porém sua alegria nao dura muito. Satan Goss convoca a bruxa galáctica Kilza para ressuscitar seu filho (em uma cena muito bem feita e  macabra, em que de posse apenas de partes do tronco e cabeça do vilão, ela faz os pedaços se conectarem e os membros crescerem) e que se torna  uma das mais terríveis vilãs do seriado.

Pouco depois, Edin descobre mais detalhes sobre a lenda do Pássaro Dourado. Não seria só a ave a responsável pela derrota de Satan Goss, mas a combinação de forças de um guerreiro, cinco crianças irradiadas pela luz do pássaro e um bebê que ainda não teria nascido.

Com essa informação, Jaspion volta seu foco para localizar essas crianças e o bebê para destruir de vez Satan Goss. No início da busca, com a segunda criança, ele enfrenta Kilza, que, paralisada pela imagem do bebê irradiado pela Luz, é destruída por Jaspion, sendo substituída pela irmã Kilmaza, também bruxa, só que mais manipuladora que feiticeira.

Com Jaspion encontrando quatro das crianças, Satan Goss faz a última investida, raptando uma menina para realizar um ritual que destruiria sua forma blindada e exporia sua monstruosa forma real, o Poderoso Satan Goss. Apesar de  Jaspion resgatar a menina a muito custo, usando uma carga energética da armadura para soltar-se das garras do inimigo, pois estava impossibilitado de chamar o Daileon no Mundo de Satan Goss.

No dia seguinte à transformação de Satan Goss, Jaspion descobre que a cidade de Tóquio transformou-se em uma gigantesca floresta. Ainda impedido de trazer o Daileon para a luta, Jaspion consegue até destruir um monstro gigante com sua espada. Por fim, localiza a quinta das crianças banhadas pela  luz e, em seguida, tem seu último confronto com MacGaren, que pouco antes de ser destruído, transforma-se em uma cópia de Satan Goss.

Dominado por uma fúria homicida, Satan Goss parte com tudo para cima de Daileon, querendo vingar a morte do seu filho. Mesmo com o robô, Jaspion não é páreo para o Poderoso Satan Goss, pois precisa completar a profecia, devendo localizar o bebê.

Para ganhar tempo para o pupilo, Edin decide combater Satan Goss e seus capangas sozinho, sendo morto por este (ou por Daileon, já que  Satan Goss segura um Edin inconsciente, quando leva um soco de Daileon, fazendo o vilão soltar Edin, que grita na queda e ainda está vivo para dizer as últimas palavras a Jaspion). Agora, cada um com um ente para vingar, ambos os inimigos retornam a batalha e as cinco crianças irradias pela luz mostram a dádiva do Pássaro Dourado: uma espada gigante e dourada para Daileon.

Mesmo munido da nova arma, o guerreiro continua não sendo páreo para Satan Goss, que consegue se desmaterializar e fugir dos golpes. Ao arremessar o robô no solo e emitir raios para acabar com a vila onde estavam, Satan Goss arquiteta a própria destruição, pois a abertura de terra que causara com o ataque expõe a última peça necessária para sua queda: o bebê envolvido pela luz. Com o choro do bebê, detendo seus movimentos, Satan Goss sucumbe ao Daileon Cosmic Laser, sendo destruído e destruindo a todos os seus servos no processo.

A série termina com Jaspion, Anri e as crianças velando Edin e prometendo cuidar do bebê, o Tarzan Galáctico.

Sharivan

Sharivan é o segundo exemplar da trilogia Space Sheriff (Precedida por Gyaban/Space Cop e sucedida por Shaider) e o segundo herói do gênero Metal Hero.

Após ter sido salvo por Gyaban no final de sua série e fazer uma rápida aparição em seu traje de combate, Sharivan é encarregado de investigar as atividades da Sociedade Secreta MAD e seu líder Mao Psych. Durante suas investigações, o detetive conta com a ajuda de seu superior Gyaban e, diferente de Jaspion, com muito da estrutura da Polícia Espacial.

Ao longo da série, o detetive descobre ser descendente do Planeta Iga, destruído por MAD e que o grupo criminoso deseja apossar-se do Cristal Iga, que garantia a vida no planeta e que teria o poder de ressuscitá-lo e gerar quantidades fabulosas de energia. Nessa investigação, Sharivan entra em contato com a espada dourada Oku Iga que torna-se uma de suas mais poderosas armas.

Após tal revelação, surge o estrategista espiritual Leider, um ser sobrenatural que se alia a MAD para destruir Sharivan. Dotado de capacidade de criar visões e inundar o inimigo de ectoplasma, Leider quase destrói Sharivan no primeiro encontro entre os dois.

Sharivan também conhece Billy e Helen, dois combatentes rebeldes contra MAD e também descendentes de Iga. Billy morre logo após conhecê-lo e o heroi trata Helen como uma irmã, ficando furioso quando ela é morta em uma cilada orquestrada por Leider.

Mais para o final, o Cristal Iga ressurge e é aprendido por Gamagon,aliado de Leider, para MAD usar o artefato como fonte de energia.

Porém, com ambições próprias em relação ao cristal, Leider enfrenta Mao Psych e o destrói… por pouco tempo. No Castelo da Alucinação, surge um homem careca de terno, e apresenta-se como Mao Psych.  Ele ressuscita o vilão principal, que diz a Leider que eles possuem duas vidas. Tendo uma a capacidade de reviver a outra, e em seguida, destrói Leider sem maior esforço.

Nesse meio-tempo, Sharivan trava uma de suas mais intensas lutas, contra Gamagon, que o domina completamente,com Sharivan reagindo apenas por lembrar-se de seus pais, precisando usar sua espada a laser e a espada dourada da ilha Oku Iga.

Após a terrível batalha, o homem careca de terno surge de frente a Sharivan e apresenta-se como Mao Psych. Assim como Leider, Sharivan parece vencer seu inimigo, aplicando o golpe final, Choque Fatal Sharivan. Qual não é sua surpresa quando a imagem assustadora de Mao Psych aparece e ressuscita sua contraparte, falando novamente sobre terem duas vidas. Salvo por muito pouco por alienígenas aliados, Sharivan, em sua batalha final, recebe o apoio do superior Gyaban.  Atraídos para a zona psych, ambos se vêem enfrentando e sendo massacrados pelos Maos.

Quando parece que a dupla de detetives será destruída, surge no meio do salão da alucinação, o Cristal Iga. dotado de consciência, o artefato deixou levar-se para se aproximar de Psych e sugar a energia dos dois. Com os  inimigos quase mortos, os detetives os destroem com suas espadas laser. Após o fim da dura batalha, Sharivan e outros sobreviventes partem para ressuscitar o planeta Iga.

Nota: Jaspion vermelho – Muitas pessoas referem-se a Sharivan como Jaspion vermelho, devido à grande semelhança no design das armaduras. Porém o certo seria chamar o Jaspion de Sharivan prateado, isso por que Sharivan foi lançado em 1983 (ano q nasci, olha só) e o Jaspion foi lançado em 1985.

/** * RECOMMENDED CONFIGURATION VARIABLES: EDIT AND UNCOMMENT THE SECTION BELOW TO INSERT DYNAMIC VALUES FROM YOUR PLATFORM OR CMS. * LEARN WHY DEFINING THESE VARIABLES IS IMPORTANT: https://disqus.com/admin/universalcode/#configuration-variables*/ /* var disqus_config = function () { this.page.url = PAGE_URL; // Replace PAGE_URL with your page's canonical URL variable this.page.identifier = PAGE_IDENTIFIER; // Replace PAGE_IDENTIFIER with your page's unique identifier variable }; */ (function() { // DON'T EDIT BELOW THIS LINE var d = document, s = d.createElement('script'); s.src = 'https://jvsantiago-autor.disqus.com/embed.js'; s.setAttribute('data-timestamp', +new Date()); (d.head || d.body).appendChild(s); })(); Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.
2
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x